sexta-feira, 10 de abril de 2015

VIAJANDO NO PASSAPORTE

Separem suas passagens! Vamos viajar nessa atividade! :D



Passaporte, segundo o dicionário Michaelis, é "Documento de licença pelo qual a autoridade pública permite que alguém, devidamente identificado, tenha livre trânsito dentro do próprio país ou em país estrangeiro", ou seja, o passaporte é uma identidade internacional. 
Existem cinco tipos de passaporte, sendo eles:
- Diplomático;
- Oficial;
- Comum;
- para estrangeiro; e
- de emergência.

(Foto: blog passarq)

SINAIS DE VALIDAÇÃO DO PASSAPORTE

O passaporte possui vários sinais de validação, entre eles marcas d'água com o símbolo "Armas da República"; fio de segurança inserido no papel, contendo a bandeira nacional; perfuração feita na folha do passaporte que forma um código alfanumérico. 

PASSAPORTE COMO DOCUMENTO DE ARQUIVO

Por ser de uso pessoal, o passaporte está incluso nos arquivos pessoais. Todo passaporte tem validade, no caso do Brasil é de 5(cinco) anos e após este período é necessário que seja feita a reapresentação de todos os documentos originais para a confecção de um novo passaporte. Entretanto, um passaporte com sua validade expirada pode permanecer no arquivo pessoal por possuir valor afetivo (como lembrança de países que visitamos).
Alguns países possuem datas de validade distintas e o prazo de guarda deste documento depende também do visto, caso tenha visitado algum país em que a validade do visto tenha sido maior que a validade do passaporte.

ENTIDADE RESPONSÁVEL PELA CERTIFICAÇÃO

No Brasil os passaportes para estrangeiros e de emergência são emitidos e certificados pelo Departamento de Polícia Federal. Já os passaportes diplomático e Oficial são emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores.



Referências Bibliográficas
GALENDE DIAZ, J. ; GARCÍA RUÍPEREZ, M. Los pasaportes, pases y otros documentos de control e identidad personal em España durante La primeira mitad del siglo XIX: estúdio archivístico y diplomático. Recista Hidalguía. Madrid, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário