sexta-feira, 22 de maio de 2015

Analisando Conceitos

Boa tarde focas ! 


          Então, aqui está a minha perspectiva sobre Diplomática e Tipologia Documental e o Plano de Classificação:


     "O plano de classificação é importante pelo fato de dispor toda a documentação de determinada organização. É o plano de classificação que diz quais documentos a organização possui, e é o plano que divide a documentação em grupos e subgrupos para que seja dita a temporalidade dos documentos.
     Com um plano de classificação adequado podemos visualizar melhor as atividades da qual a organização dispões. E podemos guardar melhor cada documento para que essa informação seja recuperada posteriormente.
     É a diplomática e a tipologia que viabilizam o plano de classificação. É através da análise com base nesses conceitos que podemos identificar todos os documentos, agrupa-los de acordo com seus semelhantes e classifica-los.
     É pela diplomática e tipologia que analisamos todas as características dos documentos e depois os classificamos."

Aqui segue o comentário do Bruno, um amigo arquivista (em construção): 

     "O texto retrata o conceito da classificação e sua criação que é feita com base na diplomática e tipologia documental. O documento sendo descrito e examinado para criação da temporalidade.
     Para o texto, torna-se essencial o conhecimento do diplomática e tipologia para surgir uma boa classificação e a temporalidade devida ao acervo."

E a minha resposta referente ao comentário acima:

     A temporalidade é a fase final do conhecimento do documento e a fase inicial para os métodos de sua guarda. A diplomática, tipologia, classificação e temporalidade são métodos que tem que ser dominados pelo arquivista!

Espero ter ajudado no entendimento sobre esses conceitos. Até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário